O Poder da Ação: Resenha Completa

Conquiste os seus sonhos em seis meses” é a grande promessa do livro O Poder da Ação, do autor Paulo Vieira, que também é coach e possui uma ampla experiência na área de desenvolvimento pessoal.

Um aspecto interessante do livro é que ele traz exercícios práticos embasados em conceitos da neurociência, da psicologia positiva e da produtividade. Então no decorrer da leitura, você interage e faz anotações, provocando seu cérebro para causar a transformação prometida.

O hábito da leitura é indispensável para o desenvolvimento pessoal, na medida que o indivíduo consegue conversar com o que há de melhor de cada autor. Separar somente 30 minutos do seu dia, no horário mais agradável, é o suficiente para ler um livro por semana.

Os principais pontos

Para ter sucesso e atingir o objetivo, Paulo Vieira afirma que é preciso entender o conceito do foco múltiplo.

Foco visionário é saber com clareza quais são os seus objetivos, como a meta de ser promovido no trabalho.

Já o foco comportamental diz respeito a dedicar tempo e atenção para produzir energia suficiente para gerar mudanças internas e externas. É preciso agir na direção daquela meta. Participar de cursos e treinamentos de atualização, ler livros sobre sua área de atuação, se reunir com o chefe e pedir sugestões de melhoras de comportamento. Propor novos projetos, engajar os membros da equipe, agir como alguém que já conquistou o novo cargo.

Quanto ao foco consistente, consiste na capacidade de manter em mente o foco visionário e o comportamental por tempo suficiente para que sejam produzidas mudanças consistentes e massivas.

A comunicação é um processo acessível a qualquer pessoa que causa transformações muito rápidas. O que você fala é a representação das suas crenças e convicções. Tudo que você faz ou deixa de fazer está comunicando algo para alguém, nem que seja para você mesmo.

Para isso é importante que você crie um padrão linguístico. Acabe de uma vez por todas com as palavras negativas e com isso está impedindo as consequências delas em sua vida. No livro você encontra 7 passos para melhorar seu padrão linguístico e abandonar as frases pessimistas como “Tudo para mim é mais difícil”, “Nunca acabo o que começo”, “Dinheiro não dá em árvore”.

A chave para mudar seu estado mental e consequentemente alcançar o sucesso é a gratidão. Ela tem papel fundamental para desenvolver o potencial e a performance humana, além de possibilitar que a pessoa atinja uma nível alto de felicidade. Agradecer as coisas simples é transformador. O que você pensa influencia no seu corpo no que se refere a hormônios, confiança e chances em que se depara.

O Poder da Ação provoca uma reflexão de por que continuar sendo a mesma pessoa se você pode ser alguém muito melhor? Pessoas com bons resultados são aquelas que fazem bons questionamentos e, dessa forma, têm a habilidade de planejar ações focadas e eficientes. Qual o próximo passo? Como atingir esta meta?

Nosso sistema de crença é capaz de dar respostas rápidas a qualquer estímulo que chegam até você.

As crenças de identidade definem quem você é e quais são seus resultados. Se você se acha uma pessoa desorganizada, suas ações irão corresponder a isso.

Já às crenças de capacidade, determinam o que você acredita ser capaz de fazer ou aprender a fazer. É essa estrutura de crenças que determina o seu potencial de realização.

Para conquistar uma nova realidade em sua vida você deve focar nas crenças de ser, depois de fazer e por fim de ter, esta última relacionada ao merecimento de benefícios.

Encontre o propósito e a motivação da sua vida e você criará soluções poderosas.

Gostou dessa resenha? Compartilhe com um amigo(a) e deixe sua opinião nos comentários!