Como parar de procrastinar: 5 estratégias comprovadas

Você normalmente tem alguma tarefa importante mas não quer realizá-la, ou simplesmente não sabe como iniciar essa tarefa? Costuma deixar tudo para depois e acaba estagnado(a), sem resultados? Então você precisa saber como parar de procrastinar.

O mau hábito da procrastinação pode levar ao estresse, ansiedade, problemas financeiros, problemas no trabalho e tantos outros. Todos os seres humanos tem algum grau de procrastinação.

Para você pôr fim a esse hábito eu reuni 5 estratégias comprovadas para eliminar definitivamente a procrastinação da sua vida.

1˚ Estratégia: Block Time

Block Time é o termo em inglês que corresponde a bloquear sua agenda para se dedicar exclusivamente àquela atividade. Nesse momento do dia, desligue-se de todas as distrações: redes sociais, celular, telefone convencional. Além disso, avise aos colegas do trabalho que naquele momento você está indisponível.

Se no seu trabalho existir uma sala de reunião, por exemplo, você pode fazer uso para condicionar a sua mente que naquele momento tudo o que mais importa é resolver aquela atividade em específico.

2˚ Estratégia: Tenha um Ritual de Execução

Ter um ritual de execução é uma estratégia também muita efetiva para vencer a procrastinação. Todas as manhãs durante a semana e procuro seguir o mesmo ritual de trabalho. Começar o dia com uma música agitada e em volume alto, organizar a minha mesa de trabalho, escrever as principais atividades que irei fazer.

Depois que eu percebo que a minha energia está em alta eu mudo para uma música clássica e faço um Block Time das 8:00 às 12:00h. Nesse período eu não checo e-mails, nem WhatsApp, nem vejo nenhum tipo de notícia. Geralmente eu consigo resolver tudo de mais importante nessas primeiras horas do dia.

3˚ Estratégia: Listar pontos positivos e negativos de executar cada tarefa

Conscientizar-se a respeito das consequências positivas e negativas de fazer ou deixar de fazer uma determinada atividade é outra estratégia eficaz para aniquilar a procrastinação.

Quando você coloca isso em palavras, provoca uma reflexão sobre como a sua vida pode mudar com uma simples atividade realizada. Assim fica mais difícil não fazer nada para mudar determinada situação.

4˚ Estratégia: Comece com atividades pequenas

Montar um quebra-cabeça de uma única vez pode parecer muito complicado e cansativo. Mas quando você monta algumas peças todos os dias, torna-se uma tarefa divertida e muito satisfatória.

Se você tem uma grande atividade, divida em tarefas menores, que levem no máximo 3 horas para serem realizadas. Essa é uma excelente estratégia para se afastar da procrastinação e da preguiça. Você mesmo(a) perceberá a diferença.

Se sua atividade for ainda mais complexa eu recomendo que utilize algum software de gestão de projetos. Existem algumas boas opções para isso. Atualmente eu utilizo o Todoist. Ele é simples e ainda tem uma versão grátis bem completa.

5˚ Estratégia: Estabeleça pequenas recompensas

A toda hora o nosso cérebro fica se perguntando: o que eu ganho com isso? Esse mecanismo é o mesmo que faz com que você prefira ver televisão a frequentar uma academia. É também por esse motivo que desenvolver o pensamento de longo prazo se torna algo difícil.

Para quebrar com esse mecanismo sabotador da nossa mente podemos estabelecer pequenas recompensas com o cumprimento das tarefas. Por exemplo, você pode se premiar com uma barrinha de cereal quando finalizar uma tarefa importante, ou sair para almoçar em um restaurante que você gosta, se permitir jogar algum joguinho de computador por 10 minutos. Identifique algo recompensador e cumpra todas suas metas.

Está gostando? Baixe agora mesmo meu e-book e descubra mais 4 estratégias comprovadas para eliminar definitivamente a procrastinação da sua vida.

Nesse e-book, também faço um exercício prático através do qual você estará pronto para deixar de procrastinar.

Eliminar a procrastinação é o primeiro passo para sair da estagnação e começar a ter mais resultados na vida.

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