5 hábitos para combater a dificuldade de concentração

Você pode usar processo de mudança de hábitos em qualquer área da sua vida. Inclusive para combater a dificuldade de concentração.

O ciclo do hábito consiste primeiro no Gatilho, que se apresenta como qualquer estimulo sensorial, visual, auditivo, olfativo, tátil.

Quando está no escritório, o cheiro de café que você sente é um exemplo de gatilho olfativo que faz você se levantar, muitas vezes interrompendo a sua concentração.

A  segunda etapa é a Rotina, quando acontece a repetição do ato. E por último a Recompensa, no momento em que sentimos satisfação por isso, apesar de ser algo subjetivo para perceber, semelhante ao ato de alívio e desopilação.

Para eliminar algum hábito da sua vida, você deve modificar o gatilho ou a rotina.

Desativar a maior parte das notificações do celular é uma forma de eliminar o gatilho do hábito de mexer no celular a todo instante. No entanto, há alguns gatilhos que dificilmente podemos eliminar. Então você pode modificar sua rotina.

Se você sentiu o cheiro de cigarro (gatilho), você pode criar uma nova rotina para o hábito. Ir ao banheiro, beber uma água, esticar as pernas, são alguns exemplos.

Hábitos para aumentar seu foco e concentração

#1 Block Time

Consiste em bloquear sua agenda para realizar algumas atividades. Quando você faz isso, seu foco e sua concentração disparam e você consegue realizar as tarefas em um período menor e com mais eficiência.

Existem dois tipos de atividades: as que você pode fazer e as que você precisa fazer. É fundamental que você utilize o block time nas atividades que você precisa fazer. São aquelas atividades que vão trazer mais retorno profissional ou pessoal para sua vida.

“Qual melhor horário para fazer block time?”

No horário que você seja mais produtivo. Para a maioria das pessoas é o período da manhã, mas depende de cada indivíduo.

“Quanto tempo dura o block time?”

Os estudos indicam que em torno de 50 minutos, uma hora é o tempo ideal para fazer o block time. Nesse momento, se afaste das principais distrações: celular e redes sociais.

Quando estiver no trabalho, você pode ir para uma sala de reunião, se for possível. Está estudando em casa? Peça para as pessoas não lhe incomodarem. O importante é estar em um ambiente que lhe proporcione melhor concentração e mais produtividade.

#2 Meditação

Outra forma de obter mais clareza e concentração é meditar. Separe alguns minutos do seu dia – pode ser 5, 10 ou 15 -, e foque na sua respiração. Qualquer pessoa consegue fazer isso.

A meditação é uma prática milenar, e não está ligada à nenhuma religião. Não é recomendada para fazer no período da noite porque pode tirar o sono e prejudicar a produtividade do dia seguinte. Faça pela manhã, preferencialmente, ou à tarde.

Gatilhos: Programe o alarme ou posicione um tapete à sua vista para lembrá-lo de meditar.

#3 Escutar música

Antes de você começar a realizar as tarefas do dia, coloque uma música agitada para tocar. Dessa forma você estará aumentando os níveis de energia. No momento do block time, pause a música agitada e coloque alguma de foco e concentração.

O aplicativo Brain.fm foi desenvolvido para melhorar nosso foco, além de ajudar a meditar, relaxar e dormir. Mas você pode encontrar músicas desse gênero no YouTube também.

#4 Planejamento Semanal

Muitas vezes estamos com a cabeça carregada de informações e uma agenda superlotada. Fazer um planejamento semanal é fundamental para não procrastinar, nem ter a sensação de que você não está crescendo na vida.

Isso acontece quando não organizamos as nossas atividades. Criar tarefas e estimar o tempo de cada uma para organizá-las durante a semana é uma estratégia para ter uma semana produtiva porque você estará determinando seu foco e sua concentração a algo específico. Distribua as atividades, de no máximo três horas, ao longo da semana para evitar a procrastinação, e deixe espaço para os imprevistos que sempre vão acontecer.

“Em que dia faço meu planejamento semanal?”

Domingo é o melhor dia para quem trabalha de segunda a sexta, porque a pessoa já descansou o final de semana e está com tempo e mais disposto para organizar sua semana.

Jamais faça o planejamento do dia minutos antes de começar as atividades. Essa péssima ideia torna você mais reativo em relação às tarefas que precisa fazer, o levando à procrastinar.

Passo a passo para realizar o planejamento semanal

#5 Praticar algum exercício físico

A atividade física provoca respostas hormonais com influência fisiológica e psicológica, que vão causar tranquilidade, paz e energia. Ou seja, é um antidepressivo natural.

Inicialmente, você pode sentir cansaço, mas logo nos primeiros dias você sentirá mais disposição. Pode ser academia, caminhada, esportes… Qualquer tipo de exercício físico, o importante é ter consistência no hábito, praticá-lo com frequência para seu corpo liberar essas substâncias fabricadas pelo sistema endócrino.

 

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